RÁDIO TERRA GAÚCHA www.radioterragaucha.blogspot.com

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

2º FESTIVAL O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO

Estamos divulgando neste Blog as músicas classificadas para a segunda edição do Festival O Rio Grande Canta O Cooperativismo. Lembramos os leitores que na primeira edição no ano passado classificamos uma música que está no CD E DVD do festival. O Título da música é PARCEIRO NO COOPERATIVISMO, milonga, letra de CARLOS ALBERTO DAHMER, o Lítti, música de LUIS CARLOS JARUTAIS, e que teve a interpretação do grande NENITO SARTURI e acompanhamento de JANDIR GOTHIEWSKI, no baixo, CELSO METDZDORF na gaita cromática, NELCI MORALES E PAULO ALVES nos violões. Arranjos musicais do grupo de IJUÍ.

MÚSICAS CLASSIFICADAS NA ETAPA DE SOLEDADE 15/08/08

TÍTULO: O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO AUTOR DA LETRA: CARLOS OMAR VILLELA GOMES - SICREDI VALE DO JAGUARIAUTOR DA MÚSICA: JEAN KIRCHOFF e ARISON MARTINS - SICREDI VALE DO JAGUARI
JEAN KIRCHOFF - intérprete
ÉMERSON MARTINS - violão
ARISON MARTINS - bateria
EDSON MACUGLIA - contrabaixo
DIOGO MATOS - piano
LÉO PEREIRA - flauta
GUILHERME GOULART - acordeon

TÍTULO: A IDÉIA DE QUEM COOPERA AUTOR DA LETRA: MAURO DIAS – SICREDI MISSÕES e FÁBIO PRATESA UTOR DA MÚSICA: FÁBIO PRATES
JORGE FREITAS – intérprete e violão
LEONARDO PAIM - intérprete
EDSON MACUGLIA - violão doze cordas
FÁBIO PRATES - violão
MAURO DIAS - bongô
RENATO SOARES - gaita
LUCAS MENDES - contrabaixo
FERNANDO SACCOL - cajon

TÍTULO: A PARTILHAAUTOR (s) DA LETRA/MÚSICA: THIAGO SUMAN e GUILHERME SUMAN – SICREDI MIL
ANGELO FRANCO – intérprete e violão
DUCA DUARTE - contrabaixo
DANI DK - teclados e vocal
RENATO POPÓ - bateria
TIAGO QUADROS - gaita botoneira
LENIN NUNES - violão
TÍTULO: COLMÉIA DE LUZAUTOR (s) DA LETRA/MÚSICA: CRISTIANO QUEVEDO – SICREDI VALE DO CAMAQUÃ e ZELITO RAMOS
CHICO SARATT - intérprete
CRISTIANO QUEVEDO - violão e vocal
ZELITO RAMOS - violino e vocal
FELIPE ALVARES - contrabaixo e vocal
PAULO BRACH - teclados
RENATO POPÓ - bateria

MÚSICAS CLASSIFICADAS NA ETAPA DE LAGOA VERMELHA DIA 05/09/08

TÍTULO: A FÁBULA DOS GANSOSAUTOR DA LETRA: FLAUBIANO LIMA – SICREDI NORDESTEAUTOR DA MÚSICA: JONAS DEMENEGHI DA SILVA – SICREDI MISSÕES
LÚCIO BRANDÃO - intérprete
JONAS DEMENEGHI DA SILVA - teclados e vocal
DIEGO GARCIA - gaita botoneira
EDSON GRABIN - contrabaixo
LEANDRO PEÇANHA - violão e vocal
RÉGIS REIS - violão

TÍTULO: A HORA É ESSAAUTOR DA LETRA: THIAGO SUMAN E GUILHERME SUMAN – SICREDI ZONA SULAUTOR DA MÚSICA: GUILHERME SUMAN E ROBLEDO MARTINS
ROBLEDO MARTINS - intérprete
NÍLTON JUNIOR - teclados
MIGUEL TEJERA - contrabaixo
FÁBIO PERALTA - violão
MARCO MICHELON - bateria
GIOVANI MARQUES - acordeon

TÍTULO: CLARIDADEAUTOR DA LETRA: FERNANDA IRALA GOUVERAUTOR DA MÚSICA: JOÃO BOSCO AYALA RODRIGUEZe FÁBIO PERALTA – SICREDI CENTRO OESTE
LÚ SCHIAVO e ROBLEDO MARTINS - intérpretes
JOÃO BOSCO AYALA RODRIGUEZ - violão
EVERSON MARÉ - violão
FÁBIO PERALTA - teclados
LUIS AUGUSTO CORRÊA - acordeon
MIGUEL TEJERA - contrabaixo
MARCO ANTÔNIO AYALA RODRIGUES - percussão

TÍTULO: PRA SEMEAR A PAZAUTOR DA LETRA: ERON CARVALHO – COTRISA SÃO MIGUEL DAS MISSÕESAUTOR DA MÚSICA: TUNY BRUM
DANIEL TORRES - intérprete
ZULMAR BENITEZ - violão e vocal
TUNY BRUM - violão e vocal
GABRIEL LUCAS DOS SANTOS - violão solo
MARCELO SCHMIDT - bombo legüero

MÚSICAS CLASSIFICADAS NA ETAPA DE URUGUAIANA DIA 03/10/08

TÍTULO: PARCEIROS DE SONHOSAUTOR DA LETRA: RAMIRES MONTEIRO – SICREDI REGIÃO CENTROAUTOR DA MÚSICA: SABANI FELIPE DE SOUZA – SICREDI REGIÃO CENTRO
JOÃO QUINTANA VIEIRA – intérprete
SABANI DE SOUZA - contrabaixo e vocal
GRUPO PARCERIA:
VANI VIEIRA - acordeon e vocal
ADÃO QUINTANA VIEIRA - violão e vocal
ALEXANDRE SCHERER - violão e vocal
MAURÍCIO SOARES - percussão e vocal

TÍTULO: SUL COOPERADOAUTOR DA LETRA: CAINE TEIXEIRA GARCIA – SICREDI FRONTEIRA SULAUTOR DA MÚSICA: ZULMAR BENITEZ
JAIRO LAMBARI FERNANDES - intérprete
RICARDO FREIRE - teclados
CLARISSA FERREIRA - violino
ZULMAR BENITEZ - violão
GILNEI OLIVEIRA - contrabaixo

TÍTULO: SEARAS DE ESPERANÇAAUTOR DA LETRA: PIERO ERENO – SICREDI REGIÃO CENTROAUTOR DA MÚSICA: PIRISCA GRECCO e PIERO ERENO - SICREDI REGIÃO CENTRO
JULIANA SPANEVELLO – intérprete
PIRISCA GRECCO – intérprete e contrabaixo
PAULINHO GOULART - acordeon
PIERO ERENO - violão e vocal
ARISON MARTINS - bateria e vocal

TÍTULO: DE SONHO A REALIDADEAUTOR DA LETRA: RODRIGO BAUER – SICREDI MISSÕESAUTOR DA MÚSICA: PIRISCA GRECCO e PEDRO OLMEDO RIBAS – SICREDI SANTA MARIA
PIRISCA e CRISTIANO QUEVEDO - intérpretes
EDUARDO MACHADO DUARTE - contrabaixo
ANTONIO AUGUSTO CABRAL - flauta
PAULO SÉRGIO GOULART FERREIRA - acordeon
PEDRO OLMEDO RIBAS - bombo legüero
RAFAEL ECKE BISOGNO - bateria



ETAPA SÃO MIGUEL DAS MISSÕES 31/10/08 (assim que forem divulgadas as classificadas nesta etapa estaremos divulgando neste Blog. Todas estarão na grande final na cidade de TAQUARI-RS no dia 29/11/08).

REGULAMENTO

Resolução SESCOOP/RS
Aprova o Regulamento do Programa “O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição” do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul – SESCOOP/RS.
Os membros do Conselho Administrativo do SESCOOP/RS,
CONSIDERANDO a necessidade de promover o aperfeiçoamento e a simplificação dos procedimentos que caracterizam o SESCOOP/RS:

CONSIDERANDO a necessidade de disciplinar a aplicação de recursos no Programa “O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição”;

CONSIDERANDO o conjunto das diretrizes e normas que norteiam a elaboração de projetos, execução e prestação de contas;

RESOLVEM


Aprovar o regulamento do Programa “O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição” do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul – SESCOOP/RS.

CAPÍTULO I
DA REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS:
Art. 1º - O Festival O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição é uma realização do SESCOOP/RS – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo.
Art. 2º - O Festival O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição tem como principal objetivo a valorização e a promoção do cooperativismo por intermédio da cultura musical, por meio da participação de compositores, músicos e intérpretes do Rio Grande do Sul, e visa destacar a história cooperativista de todos os segmentos e formas de expressão.
Art. 3º - O FestivalO RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição,Edição 2008, realizar-se-á em quatro etapas regionais, nos meses de agosto, setembro e outubro de 2008, e a etapa final, em novembro de 2008.
Art. 4º - No FestivalO RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição serão aceitas inscrições de obras musicais que retratem a temática do cooperativismo em todos os aspectos, e abrangência dos RAMOS do cooperativismo, com liberdade na escolha de ritmos e de instrumentos musicais, respeitando as raízes da cultura sul-rio-grandense.

CAPÍTULO II
DA PARTICIPAÇÃO E DA INSCRIÇÃO
Art. 5º - Poderão participar do FestivalO RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição, compositores de letra e/ou de melodia, nascidos e/ou domiciliados no Rio Grande do Sul, desde que respeitem este REGULAMENTO e sejam associados de uma cooperativa regular.
Parágrafo primeiro: Por cooperativa regular, compreende-se aquela que apresenta o CERTIFICADO DE REGULARIDADE do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – OCERGS.
Art. 6º -O período para inscrições inicia em 19 de abril de 2008 e encerra impreterivelmente no dia 18 de julho de 2008.
Art. 7º -As inscrições devem ser encaminhadas para os seguintes locais:
· IGTF – Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore - Av. Borges de Medeiros, 1501 – térreo – Centro Administrativo - Porto Alegre/RS – CEP: 90119-900
· OMB/RS – ORDEM DOS MÚSICOS DO BRASIL– Rua Vasco Alves, 235 – Porto Alegre/RS – CEP: 90010-410.
Art. 8º - Cada participante poderá inscrever no máximo 05 composições, próprias ou em co-autoria.
Parágrafo único: Não serão aceitas composições com mais de 05 (cinco) minutos de duração.

CAPÍTULO III
DAS COMPOSIÇÕES
Art. 9º - As composições deverão ser inéditas até a sua apresentação pública no FestivalO RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição, sendo eliminadas em caso contrário.
Parágrafo Primeiro: Define-se como inédita a composição não divulgada em meios de comunicação de massa ou registrada em livro, disco, cassete, CD, DVD ou em outros meios eletrônicos, podendo, porém ter sido apresentada em eventos do gênero.
Parágrafo Segundo: Será automaticamente desclassificada a composição cuja letra, melodia ou ambas, caracterize plágio ou paródia.
Art. 10º - Cada composição inscrita deverá estar gravada em CD.
Art.11º - O participante deverá encaminhar uma ficha de inscrição para cada composição inscrita, devidamente preenchida e assinada, acompanhada de 07 (sete) cópias da letra, sem identificação nominal dos autores, em envelope lacrado, apresentando externamente apenas o título da composição.
Parágrafo único: As composições inscritas serão protocoladas e numeradas de modo a permitir a identificação dos seus autores.
Art.12º - Serão aceitos, no máximo 10 (dez) e no mínimo 5 (cinco) integrantes nos grupos, sendo de total responsabilidade do participante a seleção dos instrumentistas e instrumentos.
CAPÍTULO IV
DA SELEÇÃO E DA APRESENTAÇÃO
Art.13º - Encerrado o prazo para inscrições, a Comissão Avaliadora convidada pela Comissão Organizadora do FestivalO RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição, selecionará 10 (dez) composições inscritas em cada uma das quatro etapas regionais, as quais serão classificadas para a etapa final.
Parágrafo Primeiro: Cada compositor poderá classificar no Festival até 02 (duas) composições de sua autoria ou em parceria com terceiros.
Parágrafo segundo: A Comissão Avaliadora será formada por profissionais de comprovada idoneidade e de grande expressão no cenário da música e da cultura gaúcha, selecionados pela Comissão Organizadora, podendo esta, realizar eventuais substituições desses integrantes, caso identificada tal necessidade, tendo em vista ao bom andamento do Festival.
Art.14º - A relação das composições classificadas, ordem e data de apresentação no FestivalO RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição, será comunicada de forma individual, bem como pelos meios de comunicação.
Art.15º - Cada grupo ou instrumentista poderá atuar em até 2 (duas) composições participantes.
Parágrafo único: O intérprete poderá defender apenas uma das composições classificadas.
Art.16º - As composições selecionadas para as Etapas Regionais serão apresentadas de acordo com o seguinte cronograma: dia 15 de agosto de 2008: Cidade de Soledade; dia 05 de setembro de 2008: Cidade de Lagoa Vermelha; dia 04 de outubro de 2008: Cidade de Uruguaiana; dia 31 de outubro de 2008: Cidade de São Miguel das Missões e a grande final no Cidade de Taquarí, no dia 29 de novembro de 2008.
Parágrafo primeiro: Serão classificadas 04 (quatro) composições em cada uma das Etapas Regionais, totalizando 16 músicas, que, na condição de finalistas, serão reapresentadas em 29 de novembro de 2008, no Cidade de Taquarí.
Parágrafo segundo: Após o término da apresentação das 16 (dezesseis) composições finalistas, serão conhecidas as vencedoras do Festival O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição.
Parágrafo terceiro: Todas as 16 (dezesseis) composições finalistas farão parte do CD e de DVD do Festival O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO- 2ª Edição, sendo o CD gravado em cada etapa classificatória, como arquivo de segurança e uma gravação definitiva na etapa final.
Art.17º - Os Participantes terão total liberdade na escolha da indumentária a ser utilizada, desde que não seja desrespeitosa ao público, aos participantes e a Comissão Organizadora do Festival, sendo proibidas, no entanto, vestimentas e/ou adereços contendo caracteres publicitários e/ou de conotação política.
Art. 18º - Os compositores selecionados para as Etapas Regionais receberão, a título de Direitos Autorais e Artísticos, a importância de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
Art. 19º - Os compositores das 16 (dezesseis) músicas classificadas para a Etapa Final receberão, a título de Direitos Autorais e Artísticos, a importância de R$ 3.000,00 (três mil reais).
Art. 20º - Os valores referentes a DIREITOS AUTORAIS E ARTÍSTICOS, serão pagos em parcela única, logo após a apresentação no palco, desde que respeitados os horários estipulados pela Comissão Organizadora.
Parágrafo único: O pagamento será feito à pessoa indicada na ficha de inscrição, sendo necessário que esta preencha todos os dados constantes na mesma.
Art. 21º - Após a abertura de cada uma das etapas, os participantes deverão estar preparados para subirem ao palco, na ordem de apresentação, sob pena de desclassificação e perda dos valores referentes aos direitos autorais e artísticos. O início do Festival, em todas as Etapas, está previsto para as 21h (vinte e uma horas).
Parágrafo único: Os participantes que desrespeitarem o horário para passagem de som e/ou horário para apresentação no palco, serão descontados em 50% do valor referente a direitos autorais e artísticos.
Art. 22º - O Festival não fornecerá alimentação, hospedagem e passagens, nem verbas aqui não expressamente referidas aos participantes.
Art. 23º - Perderá automaticamente o direito ao pagamento dos Direitos Autorais e Artísticos, todo o participante que contrariar as disposições desse regulamento.
CAPÍTULO V
DO CREDENCIAMENTO E DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art.24º - A Comissão Organizadora do Festival O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIIVISMO – 2ª edição concederá credenciais para os profissionais da imprensa como segue:
Jornais - 02 (dois) profissionais;
Rádio - 03 (três) profissionais;
Televisão: 06 (seis) profissionais.
Parágrafo Único:Serão concedidas, também, credenciais aos músicos, intérpretes, instrumentistas e autores das composições.
Art. 25º - Além dos valores previstos nos artigos 18° e 19°, a Etapa Final O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição, oferecerá aos vencedores, também a título de Direitos Autorais e Artísticos, as importâncias abaixo:
1º LUGAR: R$ 6.000,00 (seis mil reais) e mais Troféu;
2º LUGAR: R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e mais Troféu;
3º LUGAR: R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e mais Troféu;
MELHOR INSTRUMENTISTA: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e mais Troféu;
MELHOR INTÉRPRETE: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e mais Troféu;
MELHOR LETRA: R$ 3.000,00 (três mil reais) e mais Troféu;
MELHOR MELODIA: R$ 3.000,00 (três mil reais) e maisTroféu;
MELHOR ARRANJO: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e mais Troféu;
MÚSICA MAIS POPULAR: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e mais Troféu.
Art. 26º - Uma vez classificada a composição para o Festival O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição, o participante autoriza a COMISSÃO ORGANIZADORA a divulgar, gravar, reproduzir e distribuir em caráter irrestrito a sua composição, por meio de CDs, DVDs e outras formas de divulgação, valendo as premiações pagas como pagamento e integral quitação dos Direitos Autorais, Artísticos e de Imagem.
Parágrafo Único: A inscrição autoriza o uso irrestrito de imagem dos participantes, sejam músicos, instrumentistas ou intérpretes.
Art.27º - A COMISSÃO ORGANIZADORA, bem como a COMISSÃO JULGADORA, serão inteiramente responsáveis e soberanas em suas decisões, sendo estas irrecorríveis.
Art.28º - Quaisquer omissões e/ou dúvidas neste REGULAMENTO serão examinadas e resolvidas, soberanamente, pela COMISSÃO ORGANIZADORA.
Porto Alegre, 17 de abril de 2008.


Vergilio Frederico Perius Norberto Tomasini
Presidente SESCOOP/RS Superintendente SESCOOP/RS



Orlando Borges Muller José Zordan
Conselheiro Administrativo Conselheiro Administrativo



Paulo Badejo Pedro Primo Paulo Barili
Conselheiro Administrativo Conselheiro Administrativo


INFORMAÇÕES:
www.ocergs.com.br
sescooprs@ocergs.com.br
FESTIVAL

HISTÓRIA DO CTG AVÔ MARAGATO DE IJUÍ-RS

Centro de Tradições Gaúchas Avô Maragato
Av. Rudi Glitz s/nº - Bairro: Modelo - Ijuí/RS

Lema: “AVO MARAGATO NÃO QUER FICAR SÓ NA MEMÓRIA, MAS PARA O RIO GRANDE CONTAR SUA HISTÓRIA”.

O Grupo de Folclore Avô Maragato foi fundado em 19 de Novembro de 1979, tendo como seu principal mentor O Senhor Antônio Miguel Pires, até então, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Modelo. Na tentativa, consegui-se formar apenas um grupo de danças, esses que no desenrolar da história acabaram fundando a própria entidade.

Entre seus principais fundadores, destacam-se Luis Carlos Jarutais, Maurício Benites, Deusi Wolchinck, Sueli Furcel, Sidnei de Castro, Nara da Silva, João dos Santos e Cleunice Rupp.
No ano de 1980 a entidade desfila pela primeira vez, junto com o CTG Clube Farroupilha, mas em 1982 o GF Avô Maragato começa a se tornar um movimento urbano, ou seja, começa atrair a população às comemorações da Semana Farroupilha. Para tal evento, se construiu provisoriamente, barracas de lona, onde ao término dos festejos, as desmanchavam e guardavam para o próximo ano.

A denominação carinhosa “Avô Maragato”, foi em homenagem a um de seus principais mentores Sr. Serzebelo Nunes Ribeiro, grande tradicionalista que nunca dispensava a bombacha e um lenço vermelho em riba do peito. Sempre foi uma pessoa dedicada junto à entidade, pois sempre se mostrava disposto a colaborar para o crescimento da mesma, a que lhe fizera um dia, amar as tradições deste Estado.

Em 22 de novembro de 1992, o até então GF Avô Maragato, passa a se chamar CENTRO DE TRADIÇOES GAUCHAS AVO MARAGATO, devido à filiação junto ao Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, onde está inscrita com o nº 0776, herdando do Grupo de Folclore todos os bens patrimoniais.
No dia 13 de Setembro de 1997, com 1.400 m2, construído em alvenaria, é inaugurada a nova sede, onde hoje se encontra.

No ano de 1983 a entidade conquistou seu primeiro título regional o de 3ª Prenda Mirim da 9ª RT, com a prendinha Rosângela Scobar. Em seguida conquista o título de 1ª Prenda Mirim da 9ª RT, com a prendinha Cheila Spaneiberg. No ano de 1988, a entidade conquista, com a prenda Simone Zonner, o título de 1ª Prenda Juvenil da 9ª RT, além do título de 2º Peão Farroupilha em 2001. Em 2003 o título de 2ª Prenda Juvenil da 9ª RT, e com o jovem Márcio R. Albrecht - Peão Farroupilha Destaque Artístico da 9ª RT. Em 2004 Maiara Soares de Freitas trouxe o título de 2ª prenda. Em 2005 Márcio Albrecht conquistou o título de peão farroupilha da 9ª RT. Além de várias participações em Congressos e ENART.

O Primeiro patrão da Entidade foi o jovem Luis Carlos Jarutais que também atuava como instrutor de danças do grupo. Na seqüência tivemos Wilson Gehm, João Dias, Evalter Vieria, Mauro Moelar, Antonio Filipin, Adão K. dos Santos, Luiz Edegar Fragoso, Antonio Filipin, José Valdir Cavinatto, Cezar Schoffer, Luiz Pias, Luiz E. Fragoso, Sr. Vilmar Albrecht, e atualmente Sr. Vilson S. Fonseca.

Busquei estas informações no site do QUERÊNCIA GAÚCHA de IJUÍ e fiquei surpreso ao saber desta homenagem feita a minha pessoa pelo humilde trabalho feito em prol da cultura gaúcha e da minha eterna cidade do coração, a nossa COLMÉIA DO TRABALHO, para quem em parceria com outros compositores contamos também a sua história através da música inclusive no seu centenário através de UM SÉCULO DE PAIXÃO E GLÓRIA dos letristas JOÃO ALBERTO PRETTO E MARTIN AGNOLETTO e RAÍZES E RAÇAS que fiz em parceria com o grande LITTI, CARLOS ALBERTO DAHMER e outros companheiros.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

"MOEMO O PORCO!" INTER 4, PALMEIRAS 1

MAS NÃO HÁ DE VER QUE O GLORIOSO VERDÃO CAIU DE QUATRO NO BEIRA-RIO!

COM GOLS DO ZAGUEIRO ÍNDIO (2), TAISON (1) E ALEX(1), O COMANDANTE COLORADO QUE RETORNOU DO DEPARTAMENTO MÉDICO E FEZ O GOL MAIS BONITO DA PARTIDA SE NÃO FOR DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2008, O INTERNACIONAL DESPACHOU O PALMEIRAS PARA SÃO PAULO COM QUATRO MOTIVOS PRÁ ODIAR O RIO GRANDE DO SUL E O BEIRA-RIO.

PARÁBENS RAÇA COLORADA. ACHO QUE AGORA O TIME SE ENCONTROU, COM A VOLTA DE ALEX E A ENTRADA DO ÓTIMO D'ALESSANDRO O INTER DÁ A ARRANCADA PRA O G-4 E PARA CONQUISTAR MAIS UM BRASILEIRÃO, O TETRA.

FEITO! JARÚ.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

IJUÍ, TERRA DA COTRIJUÍ, IMASA, DUNGA, BONAMIGO E JARUTAIS!

Pois tu não me duvide guri, a querência de IJUÍ-RS, no belo pago do meu RIO GRANDE DO SUL AMADO, é uma cidade bela, centenária, formada por uma incrível miscigenação de raças e cultura, chamada de COLMÉIA DO TRABALHO. É lá que está localizada e estabelecida a grande empresa IMASA, indústria de implementos agrícolas que fornece produtos para todo o BRASIL, inclusive para a CYCLONE TRATORES aqui de CAMPO MOURÃO, no pujante PARANÁ.

É de IJUÍ também o técnico PAULO BONAMIGO que já atuou nas equipes do PARANÁ, e que é irmão do JOSÉ LUIS BONAMIGO, um dos proprietários da RÁDIO PROGRESSO DE IJUÍ.

De IJUÍ também vieram os irmãos JARUTAIS, o PAULOCÉSAR JARUTAIS, posteiro de danças folclóricas gaúchas e professor de danças, além de excelente cantor nativista e declamador, ele que já morou em CAMPO MOURÃO e PARANAVAÍ -PR, ALTO GARÇAS-MT e, atualmente reside, trabalha, canta e encanta os seus familiares e amigos lá de LARANJEIRAS DO SUL-PR.

Mas a grande jogada, o ás na manga, o four de ases, o gato do truco, a bola oito da sinuca, o tiro da bocha, a sorte da tava, a nicada certeira do jogo de bolita, que eu tenho prá te falar é o seguinte, tchê: o jogador de futebol que já jogou no OURO VERDE DE IJUÍ, no INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE, NO CORÍNTHIANS PAULISTA, foi para o exterior, voltou para o INTER e que é de IJUI também, é o não menos famoso, CARLOS CAETANO BLEDORN VERRI, ou simplesmente DUNGA, o craque TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA que hoje. se encontra com os meninos olímpícos em BENJIN na CHINA.

Portanto, oque eu quero dizer é que a IJUÍ velha de guerra produziu, adotou e exportou vários artistas, da bola, da dança, da poesia e da música, entre eles, o bunitão da querência, que tal?

É mole ou quer mais, comigo não gavião, quem gosta de charque é feijão! um forte quebra-costelas à todos.
JARÚ!

terça-feira, 15 de julho de 2008

VEM AÍ A 28ª COXILHA NATIVISTA DE CRUZ ALTA RS

NO FINAL DESTE MÊS, DIAS 31/07, 01, 02 e 03/08, SERÁ REALIZADA NA CIDADE DE CRUZ ALTA NO RIO GRANDE DO SUL, A VIGÉSIMA OITAVA EDIÇÃO DA COXILHA NATIVISTA, FESTIVAL DE COMPOSIÇÕES DA MÚSICA NATIVA DO SUL DO BRASIL.

VÁRIOS COMPOSITORES, INTÉRPRETES E MÚSICOS SE REENCONTRARÃO NESTE EVENTO GRANDIOSO DA MÚSICA GÁUCHA. MAIS DE 40 EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO ESTARÃO TRANSMITINDO AO VIVO O FESTIVAL, ALÉM DA COBERTURA DE JORNAIS E REVISTAS DO RS E DE ESTADOS VIZINHOS.

UMA PARTICULARIDADE DA COXILHA É O ACAMPAMENTO "A LENDA DA PANELINHA" ONDE CRUZALTENSES, VISITANTES, IMPRENSA E ARTISTAS SE CONFRATERNIZAM ATRAVÉS DA MÚSICA AUTÊNTICA DO RIO GRANDE.

DENTRE AS MÚSICAS CLASSIFICADAS PARA A 28ª COXILHA NATIVISTA DESTACAMOS AS DE ALGUNS COMPOSITORES COMO ZULMAR BENITEZ, JORGE NICOLA PRADO, ANGELINO ROGÉRIO, NENITO SARTURI, JULIANO JAVOSKI, TALO PEREIRA, CARLOS OSMAR VILLELA, JEAN KIRCHOF, PIERO ERENO, LÊNIN NUNES, ROBSON MARENHO, JORGE FREITAS, ÉRLON PÉRICLES, GUJO TEIXEIRA, MAURO MORAES, ARTUR BONILLA E CRISTIANO QUEVEDO.

PORTANTO GAUCHADA, SE "ATRAQUEMO" NAS TERTÚLIAS, PROSAS E BAILANTAS QUE A 28ª COXILHA NATIVISTA DE CRUZ ALTA, NO RIO GRANDE AMADO, VAI NOS PROPICIAR NESTE FINAL FRIORENTO DE JULHO E INICIO DE AGOSTO. ESTAREMOS AÍ, SE O PATRÃO LÁ DE RIBA PERMITIR. Jarú!

quinta-feira, 10 de julho de 2008

INTER BATE O GOIÁS: 1XO NO BEIRA-RIO

Nosso time, o INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE venceu ontem no estádio do BEIRA-RIO a equipe goiana do GOIÁS por 1 a zero, gol de ADRIANO no primeiro tempo. Nós assistimos o jogo em um telão na lanchonete do GAÚCHO LANCHES em CAMPO MOURÃO - PR. A torcida colorada era formada pelo JARUTAIS, pelo FLÁVIO da Turbina Mourão, o ENIO MACIEL, sua esposa e filho da CD HITS e o PAULINHO da ESTILO JEANS. Foi uma festa, moemo, abafemo e carquemo fumo neles!

Após o término do jogo eu fui lá na CHURRASCARIA MINUANO do gaúcho gremista ELÓI WINCK para "secar" o jogo do GRÊMIO X SÃO PAULO deu 1x1 um empate véio bagual. Lá estavam entre outros, os gremistas CORONEL CASAROLLI e seu irmão, comandante do 11º Batalhão, Ten. CORONEL ATAIDES CASAROLLI, meio chateados com o time deles o tricolor do RIO GRANDE amado.

Feito. a quarta-feira foi lindaça demais para o esporte gaúcho e pro nosso INTER, INTER, INTER! Jarú!

quarta-feira, 2 de julho de 2008

CTG ÍNDIO BANDEIRA FAZ FANDANGO COM AS GAROTAS DE OURO DE SC!

O CTG ÍNDIO BANDEIRA de Campo Mourão realiza em setembro, durante a semana Farroupilha um fandango, resgatando uma tradição desta entidade que é o baile com mesa vendida antecipadamente, trazendo novamente os casais pilchados ou em moda esporte com objetivo maior de congraçamento familiar e um evento para dançar.

O Grupo As Garotas de Ouro de Santa Catarina foi contratada para animar o fandango e as mesas já estão sendo vendidas. O Ctg Índio Bandeira está com uma barraca no Parque de Exposições de Campo Mourão, durante a 18ª Festa Nacional do Carneiro No Buraco, servindo churrasco, arroz á Carreteiro e outros pratos da culinária gaúcha.

Outra novidade que vem por aí é o convite da Tv Carajás ao Ctg para que a entidade faça um programa semanal sobre tradicionalismo e cultura gaúcha. O Patrão DIRCEU DE MELLO, já está analisando um bom horário e contatando empresas para o apoio cultural e já nos fez um convite para que o Jarutais véio de guerra apresente o novo programa em nome do Ctg.

Até mais por aqui e no más, um quebra-costelas ao pessoal que está trabalhando na barraca do Ctg, são eles: O João Marcos, o Batista, o Botega, o Alfeu Corrêa, a Elza, o Ivan de Mello e mais um monte de gaudério lôco de especial que estão auxilinado prá que a tradição gaúcha continue sendo divulgada em Campo Mourão, no Paraná e no Brasil.

Feito! Jarú!

terça-feira, 1 de julho de 2008

PROGRAMA O RANCHO DO GAÚCHO ALTANEIRO ESTRÉIA NA RÁDIO COLMÉIA E NA TV CARAJÁS!

Vai ao ar em breve dois programas " gauchesco e brasileiro" como ele mesmo define, do meu amigo, pai do Rosenildo De Paula (o Rose, cantor e guitarrista do grupo Minuano de Campo Mourão), estou falando do famoso GAÚCHO ALTANEIRO, que está aquerenciado agora em nossa cidade.

Na Televisão Carajás, será aos sábados, das 11 ao meio-dia, com o melhor do gauchismo, ao vivo, com ele, o Gaúcho Altaneiro na gaita e no violão, em Cd e Dvd dele e dos seus convidados.

Já na RÁDIO COLMÉIA, será também aos sábados, tarde, das 16 ás 17 horas, com músicas de artistas gaúchos e também abrindo espaços para os sertanejos e outros artistas que estiverem visitando a nossa cidade.

Portanto, aguardem, para breve, dois programas com o mesmo nome no rádio e na televisão: O RANCHO DO GAÚCHO ALTANEIRO. Vai ser de arrancar pica-pau do toco e tirar côco da algibeira. Bem vindo bagual! Jarú!

segunda-feira, 30 de junho de 2008

SEXTA, DIA 4 TEM FEMP NO CARNEIRO NO BURACO

Nesta sexta-feira, dia 04 de Julho tem a final do 1º Femp - Festival de Música Popular Brasileira, na 18ª Festa Nacional do Carneiro No Buraco, com a participação de intérpretes de Campo Mourão que estarão representando algum colégio, escola ou faculdade da cidade. Após as apresentações tem apresentações dos músicos convidados para participarem da comissão julgadora: Abimael Mazzini, Marcos Zaramella, Enivaldo Uliani, Leandro Moreira e Leidi Daiane Davine Nunes e do Cantor Jarutais que também é um dos organizadores do 1º Femp.

Participem! Jarú.

GRENAL NO OLÍMPICO - EMPATE 1X1

Mas não há de ver que o meu time o INTERNACIONAL de Porto Alegre empatou ontem em pleno estádio Olímpico, em jogo realizado á partir das 18:10 com o Grêmio em 1x1.

O Inter, infinitivamente melhor em campo abriu o marcador com o zagueiro Índio, no primeiro tempo e dominou o jogo, mas, no segundo tempo o nosso goleiro, o do Inter, Renan, cometeu uma infantilidade: Ao pegar a bola que veio pelo alto, não é que este tongo, chutou as partes baixas do atacante do Grêmio, que nem lembro o nome (normal, não?), resultado: Foi expulso, o juiz marcou pênalty, entrou o Clemer, frio, praticamente sem aquecimento e, claro,com enorme dificuldade não pegou o chute do Roger que, malandro deu uma paradinha e empatou o jogo.

O jogo estava ganho, parceria. Foi realmente uma burrice desse guri, o Renan, não? O Tite, deve dar uma mijada nesse piá. Inté mais por aqui! Jarú!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

VEM AÍ A 18a. FESTA NACIONAL DO CARNEIRO NO BURACO E EXPOSIÇÃO FEIRA AGROPECUÁRIA, COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CAMPO MOURÃO

De 1 a 6 de Julho acontece na cidade de Campo Mourão, no Paraná, esta que, segundo visitantes de todo o Brasil e até do exterior é "sem ,sombra de dúvidas e com certeza" (como diz o Nelsinho da Prainha), a maior e mais bem organizada Festa/Feira do País.

Promovida e realizada pela Prefeitura municipal no Parque de exposições, a festa. com várias atrações tem início no dia 01/07, terça-feira. Ás 20:00h - Abertura Oficial e ás 22h tem Shows Artísticos.
Dia 02/07 - Quarta-feira ás 20h - Abertura do Rodeio com MARCO BRASIL e as 22h tem Shows Artísticos.
Dia 02/07 - Quinta-feira ás 20h - Rodeio e 22h Shows Artísticos.
Dia 04/07 - Sexta-feira ás 20h - Rodeio, as 19h tem o FEMP (Festival de Música Popular Estudantil) e ás 22h Shows Artísticos.
Dia 05/07 - Sábado durante o dia Festival de Balonismo, ás 20h - Espetáculo Guardião do Fogo e ás 22h Ritual do Fogo.
Dia 06/07 - DOMINGO- 11h Retirada do Tacho No. 1, 12h Almoço "CARNEIRO NO BURACO", 16H Final do Rodeio, 18hs Shows Artísticos e Festival de Balonismo durante todo o dia.

Além dessa programação no Palco Principal (Do Rodeio), paralelamente teremos no dia 1/7, Show de Wheling (Ases do Motociclismo), e Show com NATÁLIA SIQUEIRA, ganhadora do Country star e BANDA FOLE.
No dia 2/7 - Show com a BANDA SOM DO POVO.
No dia 3/7 - Show com SÉRGIO E SERGINHO E GRUPO NOVA TENTAÇÃO.
No dia 4/7 - Show SUPER TRUCK, BRUNO E MICHEL, LUCAS E LENON E JOÃO LUCAS E LUAN.
No dia 5/7 - NIGTH GLOW (Show noturno).
No dia 6/7 - SUPER TRUCK, ROGER E RAFAEL E BANDA MR.

Durante os seis dias Haverá Parque de Diversões, Carros Antigos, Praça de Alimentação, Casamento Comunitário, Café Rural, Palco Cultural, Pavilhão de Artesenato e Feira de Serviços Gratuitos.

Portanto, gurizada amiga, venham prá Campo Mourão provar o nosso Prato Típico, o CARNEIRO NO BURACO, DE 1 A 6 DE jULHO. Te aguradamos de braços abertos. Um forte Quebra-costelas a todos os nossos intchernautas (Mistura de Gaúcho com torcedor do Inter na Web). Que que achou? Jarú!

terça-feira, 24 de junho de 2008

SUPERINTENDENTE DO DNIT EM CAMPO MOURÃO

NA próxima quinta-feira, dia 26 de junho, estará em Campo Mourão, o Superintendente do DNIT/PR, DAVI JOSÉ DE CASTRO GOUVEIA juntamente do Deputado Federal FERNANDO GIACOBO.

Eles se reúnem com o Prefeito Municipal NELSON TURECK, no Country Club, á partir das 20:30 e te falo sem pestanejar, acho que vem novidades por aí.

É aguardar e conferir oque estes ilustres senhores trazem de bom para a nossa cidade. Jarú!

POLÍTICA EM CAMPO MOURÃO - FOGO NO INVERNO

A política no município de Campo Mourão tá pegando fogo... em pleno inverno, gente buena!

De um lado está o atual Prefeito Municipal Nelson José Tureck, do PMDB, provável candidato à reeleição, cuja candidatura deverá ser homologada pela convenção que acontece no dia 29 de junho. Nelson Tureck, tem, em princípio, ao seu lado o PSL do Vice-Prefeito Dr. Moacir Ciúlla Porciúncula e dos vereadores Pezão e Salvador Martins, o PR da ex-Secretária de Ação Social, da Mulher e Pré-candidata a Vice-Prefeita Regina Bronzel Dubai e o PT, do Secretário Interino de Obras Vanderlei Veiga, além de outros partidos como o PV, que, segundo informações, estão sendo convidados a participar nessa segunda empreitada de Tureck.

Do outro lado do "muro", pois tem o PSDB, dos tucanos como parceiro, tem o empresário ddono da Fertimourão Tauillo Tezzeli por duas vezes Prefeito de Campo Mourão e mais quatro anos de Vice do Presidente estadual do PPS Rubens Bueno, e que já foi homologado em convenção. Ele que agrega em seu grupo de apoio, 14 partidos, na chamada "Frentona" de oposição e que tem como provável candidato á Vice-Prefeito o representante do PDT, empresário Osni Menezes da Riviera Veículos. Tauillo, tem ao seu lado, várias lideranças e, inclusive seis ex-Secretários de Nelson Tureck, são eles: Tino Staniszewski, ex-Cordenador Geral, César Augusto Bronzel, ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Tanahaki, da Tecnocampo, Neuri Dal Molin, ex-Secretário da Agricultura e Deonísio Letenski, ex-Secretário da Ouvidoria e Fiscalização.

Além disso, Tauillo tem o apoio dos Senadores Osmar Dias do PDT e Álvaro Dias do PSDB. Já Nelson Tureck tem como principal apoiador o Governador Roberto Requião que é do seu partido, o PMDB além dos deputados federais Odílio Balbinotti, Takayama, Ricardo Barros, Fernando Giacobo, Frangão e do deputado estadual Kielsen.

Definitivamente, a campanha em Campo Mourão vai pegar FOGO NO INVERNO.

QUE QUE ACHOU? Jarú!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

O MOURÃENSE E MÚSICO ERICKSON CHANDOA JR.

Mas bah! Índio Véio, que satisfação, que alegria saber que tu estás bem aí no Rio de Janeiro, tocando, cantando garanto, e ensinando o que aprendeu nas aulas com nossa querida e saudosa Rose Mary Albuquerque, e com a vida porque a nossa vida, nossas andanças, nossos parceiros, nossos amigos é que nos passam muitos ensinamentos e as maiores experiências no trabalho, nas relações de amizade e na conduta pessoal. Que bueno saber que tu lembra da gente e oque é muito importante, reconhece de onde veio, porque sabe prá onde vai. Um abraço do tamanho do Paraná prá ti guri, e venha degustar um Carneiro No Buraco conosco em Campo Mourão. Um dia te visito aí prá irmos no Maracanã assistir um Fla-Flu, que tal?

Feito Bagual! Inté mais por aqui. Jarú!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

INAUGURAÇÃO DA CASA DA MÚSICA

A comunidade de Campo Mourão e região recebe oficialmente nesta sexta-feira, dia 20 de junho a Casa da Música, no Jardim Araucária, nas esquinas das ruas Samambaias e Seringueiras, próximo ao Imape e Clube da Justiça. Esta obra foi conseguida pela administração municipal junto a emendas do Deputado Federal Odílio Balbinotti e abriga o Conservatório Municipal Musical Leone de Biággio que funcionava na Casa da Cultura.

Na nova Casa da Música que leva o nome de uma pioneira da cidade, prestando uma homenagem póstuma à funcionária pública e professora de violão Rose Mary Albuquerque, funciona a escola com professores especializados que ensinam vários intrumentos musicais, tais como: Teclado, Piano, Violão, Bateria, Órgão, Flauta, Saxofone, Violino, guitarra e Trompete, além de cursos como Teoria Musical, Musicalização, e Canto Coral Adulto e Infantil.

É uma obra arrojada, bela, funcional e vem de encontro aos anseios da comunidade musical de Campo Mourão, bem como de pais, alunos, professores, coordenação e da Secretária Especial de Cultura, Sônia Singer.

A equipe de funcionários do Conservatório Municipal Musical Leone de Biággio, agora estabelecido na Casa da Música é composta pelos professores: Antônia Gonçalves Severiano Cardoso (Órgão), Ana Paula Vieira Oliveira (Piano), Amanda Maria de Macedo Dal Pizzol (Teclado e Regente de Coral Infantil), Edgar Dias Loureiro (Violão e Guitarra), Elton Aurélio Alves (Teclado e trompete), Lenize De Carvalho Nery (Teclado,Órgão e Musicalização), Leidi Daiane Davine Nunes (Teoria Musical, Musicalização e Teclado) e Luis Carlos Jarutais (Violão, Trabalhos Vocais e Assessoria de Imprensa). Já no setor administrativo trabalham a Secretária Serli Woicikoski De Lima, a Zeladora Maria Berbet e o Coordenador e Regente do Coral Adulto Moisés Kummrow. No setor de Vigilância da Casa da Música os Vigias Joãozinho, José Carlos, Leonir e José Maria.

A inauguração da Casa da Música Rose Mary Albuquerque será, portanto, nesta sexta-feira, dia 20 de junho, ás 18:00 horas, logo após a inauguração do asfalto das ruas em frente e próximo a obra.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Vitória do Inter e despedida de Fernandão!

Na tarde fria deste sábado, no estádio do Beira-Rio, algumas novidades aconteceram na equipe do Internacional de Porto Alegre-Rs:

A estréia do técnico Tite, com vitória sobre o Botafogo do Rio de Janeiro, por 2 a 1, gols de Edinho de fora da área, no ângulo, o quinto pelo Inter, e do jovem Adriano, o seu primeiro, pelo time Campeão do Mundo. E, emocionando a todos, torcida, dirigentes, jogadores, imprensa, família, amigos, a despedida do eterno capitão Fernandão, que está indo jogar no Catar, por um período de 2 anos. Em 4 anos, Fernandão conquistou praticamente tudo oque um jogador sonha em conquistar: Títulos de Campeão Gaúcho por duas vezes, Campeão da Libertadores, Campeão do Mundo, Campeão da Recopa e ainda, no início do ano, Campeão do torneio de Dubai ,nos árabes, entre as maiores equipes mundiais.

Acho que agora, o time do Inter deu o ponta-pé inicial, rumo a conquista do título do Brasileirão de 2008. Bem vindo Tite, bom trabalho Abel Braga, e obrigado por tudo á Fernandão, Abelão, Adriano Gabirú, Pato, a direção colorada, torcida aguerrida e campeã. Jarú.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Meu Primeiro Comentarista do Blog!

Meu amigo, parceiro, colega de rádio, contador de causos e mentiras, premiadíssimo, nestes quesitos, por sinal, me enviou um comentário, o primeiro do Blog, e o foi feito em versos, como é da sua vontade de ser gaúcho, poeta e trovador, inclusive nas Rádio Rural Am, FM e Colméia Am o seu aplelido é...Bombacha!

Leia, a seguir, o comentário do GERSON MACIEL:

"Bah...mas entonce sou o primeiro???
Á te enviar um chasque rapaz???
Te desejo muito sucesso
E alegria por demais!
Pois, se o assunto é a Cultura Gaúcha,
sabemos que és mui capaz.
Estarei na sua NATIVA FREQUÊNCIA...
e no Rádio, conte com minha audiência
Velho amigo JARUTAIS!

Gerson Maciel (Bombacha)

Grácias, bueno amigaço e parceiro! Jarú.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Nossa Equipe No Carijo em Palmeira das Missões

Mas te falo de trio lôco de bueno que foi ao Rio Grande amado acompanhar, gravar, escuitar, anotar, dar palpites, prosear, chimarrear, comer bóia e tomar trago na Palmeira véia. Daqui de Campo Mourão, eu, Jarutais véio de guerra, que dispenso apresentação e o Dr. Adilson Bonato, advogado, delegado aposentado, tradicionalista, apresentador de Televisão, declamador e profundo conhecedor e apreciador da cultura gaúcha. De Laranjeiras do Sul, meu irmão Paulinho César Jarutais, o Negro Jarú, cantor e compositor, posteiro de danças tradicionais do Rio Grande do Sul, declamador, câmera-man e um baita parceiro. De Ijuí vieram prá nos ver e prosear, o grande trovador, um dos maiores em atividade, Valdomiro Mello e meu irmão caçula Claudio Jorge Jarutais, o Dinho. Na segunda, como não podia deixar de ser, um churrasco na casa do Valdomiro, onde reencontramos o radialista, trovador, declamador e amigo Ivan Pedroso Coelho, o estressadinho do Baraio,o Alexandre, jogador de pifpaf por 1 pila e dois se bater com as 10 (já chegou com 11 reais trocados), cujo bagual, segundo o Valdomiro é lutador de Katifú, o João Biduca, o Vanderlei e um outro guri, que não recordo o nome agora, mas que é bueno cantor e que vai dar oque falar ainda, inclusive andou cantando umas músicas do Jarutais e do Carlos Alberto Dahmer, o Líti. Te falo de viagem buena, companheirada. Inté outro dia. Jarutais.

Carijo da Canção Gaúcha de Palmeira das Missões

Tchê, estivemos em um baita festival de música nativa no estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente na buena cidade de Palmeira das Missões, no noroeste do pampa gaúcho, pertinho de Ijuí, Panambi, Tenente Portela ( minha terra natal ), Iraí, Frederico Westphalen e outras. Que cosa lindaça por demais, uma festa organizada pela Prefeitura, por falar nisso, um quebra-costelas ao Prefeito Celso Augustinho Valduga, o Presidente do 23o. Carijo, Cap. da Brigada Militar aposentado e Secretário de Cultura do Município Lair Antônio Vieira e grande equipe, entre eles, nossos amigos, Previatti, Waldemir Oliveira Dias, o Negri, o Casagrande e outros buenos igual o grande Praxedes, diretor de palco e tantos amigos que fizemos nos seis anos que vamos ao Carijo, que ao nosso ver é, sem dúvidas, o maior festival nativista do Rio Grande do Sul.

Uma ênfase lôca de especial, temos que dar a equipe da Rádio Landell Fm, que rica turma e que festa, gurizada, o Miro, o Leomar e parceria, nosso vizinhos, lindeiros de espaço, bóia e trago.

Á seguir o resultado final e devida premiação do 23o. Carijo da Canção Gaúcha de Palmeira das Missões:

1o. Lugar - Prosa dos Lenços
Letra: João Pantaleão Gonçalves Leite
Música: Luis Carlos Lanfredi e Chico Brasil (Os Monarcas)
Intérprete: Cristiano Quevedo, Shana Müller, Érlon Péricles e Ângelo Franco (Grupo Buenas e Me Espalho)

2o. Lugar - Gumercindo Não Morreu
Letra e Música: João Quintana Vieira
Intérprete: João Quintana Vieira, Luiz Fernando Baldez e grupo Parceria

3o. Lugar - Pó Missioneiro
Letra e música: Luiz Carlos Ranoff
Intérprete: Adams César

Música Mais Popular - Carreteiro Gaúcho
Letra: Binho Pires
Música: Elton Saldanha e Érlon Péricles
Intérprete: Érlon Pérlicles e Cristiano Quevedo

Melhor Intérprete: Adams César
Melhor Letra: Desta Terra de Gujo Teixeira
Melhor Instrumentista: Eduardo Lopes (Música Por Antigo)
Melhor Arranjo Vocal: Grupo Parceria
Melhor Arranjo Instrumental (Pátio da Infância Letra Eduardo L. Canha, Música Sabani F. Sousa)
Melhor Trabalho sobre a História do Município - Palmeira dos Meus Olhos de João Carlos Konig

"Eu tenho orgulho de ser da Palmeira,
Terra missioneira, que amo e bendigo...
Em cada Carijo, o verde tesouro,
Coxilhas de ouro, de soja e de trigo.

"versos da composição "Minha Terra da Palmeira", vencedora da 16a. edição do Festival, com letra de Salvador Lamberty e Música de Walter Morais, que a defendeu no palco.

Um quebra-costelas á todos os amigos, parceiros, músicos, colegas de imprensa e organizadores do Carijo da Canção Gaúcha de Palmeira das Missões do Rio Grande do Sul. Jarú.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Ensino de Música em Educação Básica

Li uma matéria de e-mail enviada por Márcio Buzatto, que é Bacharel em Regência (UFRGS), Bacharel em Composição Musical (UFRGS), Maestro do Coral da UFRGS, Maestro do Coro da URI- Erechim(Rs) e Maestro do Grupo Vocal do Coren-Rs, que a Comissão de Educação e Cultura aprovou, em 28 de maio de 2008, por unanimidade, o projeto de Lei 2732/08, do Senado, que torna obrigatório o ensino de música na educação básica no primeiro e segundo graus.
O relator da matéria, deputado federal Frank Aguiar (PTB -SP) que é músico, recomendou a aprovação da medida. "Acreditar no ensino da arte musical nas escolas é um gesto de apreço ao Brasil e a toda sua tão original identidade", disse o parlamentar.
A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9.394/96), que já determina o aprendizado de arte nos ensinos fundamental e médio, mas sem especificar o conteúdo.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será votado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "Agência Câmara")

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br

Com a Palavra Nas Mãos (Poesia) de Xirú Antunes

Um verso não é só escrita,
Palavrear jogado ao léu
Que povoa algum papel,
Testemunhando imagens,
E arrincona-se em triagens
Na busca de algum troféu.

Não é só o maior direito,
De mostrar o que está preso,
Talvez o doce de um beijo
Na florada da canção,
O pulsar de uma paixão
Aprisionada no peito

O verso vive na alma
De quem tem algo de bom,
Algo de Deus, coração,
Explica o jeito interior,
Nas mil formas do poema
E uma só forma de amor.

Não é algo resumido
Por alguém que não compreende
E fere a alma da gente,
Julgando o verso vencido,
Alegando que o motivo
É estar fora do contexto

O verso é a procedência
Do que pode um coração,
A mais pura intenção
Que um alma oferece,
É prece que me parece
Com a palavras... nas mãos!

Encontro de Corais no Teatro Municipal

Acontecerá neste final de semana, no Teatro Municipal, dias 13 e 14 de junho em Campo Mourão, um encontro de Corais. Na sexta, dia 13, teremos apresentações dos corais Grupo Positivo's (Regente Mariana Ferraz Hammerer), Coral Insspiração do Inss (Regente Mariana Ferraz Hammerer), Coral Municipal (Regente Moisés Kummrow), Coral Educare (Regente Leidi Daiane Davini Nunes), Coral Cantores Domus Dei (Regente Maria de Lourdes Marmontel), Coral Exército da Salvação (Regente Moisés Kummrow), Coral Encanto e Magia ( Regente Amanda Maria Macedo Dal Pizzol), Coro Independente Música Sem Fronteiras (Regente Mariana Ferra Hammerer) e o grupo Nicon Canto da Escola Municipal Nicon Kopko (Regente Renata Maria De Lima Brito)
No sábado, dia 14, teremos apresentações dos grupos da UEM ( Universidade Estadual de Maringá), Coro Feminino do Centro de Ciências e Letras da UEM, Coral da Escola d Música d UEM, Coro de Câmara do Depto.de Música da UEM, Coro do Curso de Graduação em Música da UEM. A promoção do evento é do Conservatório Municipal Musical Leone De Biággio da Fundação Cultural de Campo Mourão. Participem, a entrada é franca.

Festa Nacional do Carneiro No Buraco de Campo Mourão

Gauchada, convido-os para degustar o prato típico da minha cidade, Campo Mourão, no noroeste do Paraná, entre Cascavel e Maringá. O nome da iguaria é Carneiro no Buraco, uma delícia, feito á base de carne de carneiro, com diversos ingredientes, como maçã, banana, tomate, cebola, cenoura, um bueno tempero e no más, 12 horas de cozimento em um tacho dentro de um buraco de uns dois metros com fogo alimentado por lenha boa. Será servido no domingo, dia 6 de julho, ao meio-dia, juntamente com arroz, saladas e um púrê, feito com o caldo extraído do tacho e farinha de mandioca. É a 18a. Festa Nacional do Carneiro no Buraco e exposição Feira, Agropecuária, Comercial e Industrial de Campo Mourão, de 1 a 6 de Julho de 2008. Participem, em mais esta empreitada gastronômica conosco. Um forte quebra-costelas. Jarú.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Meu blog novo e a minha marca gaúcha!

Tchê, sejam bem vindos a minha nova página na intchernet. Aqui nós passaremos á partir de agora a trocar figurinhas sobre tradicionalismo gaúcho, agenda de festivais, fandangos, informações sobre grupos musicais, artistas do nativismo, letras de músicas, poesias, causos, curiosidades gaudérias, links de parceiros, notícias, locutores, apresentadores, emissoras que divulgam a cultura gaúcha, enfim, um monte de coisas buenas prá todos nós.Entrem aí, postem mensagens, críticas construtivas e sugestões pampeanas e uma buena leitura. Inté mais gauchada. Jarú.