RÁDIO TERRA GAÚCHA www.radioterragaucha.blogspot.com

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

2º FESTIVAL O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO

Estamos divulgando neste Blog as músicas classificadas para a segunda edição do Festival O Rio Grande Canta O Cooperativismo. Lembramos os leitores que na primeira edição no ano passado classificamos uma música que está no CD E DVD do festival. O Título da música é PARCEIRO NO COOPERATIVISMO, milonga, letra de CARLOS ALBERTO DAHMER, o Lítti, música de LUIS CARLOS JARUTAIS, e que teve a interpretação do grande NENITO SARTURI e acompanhamento de JANDIR GOTHIEWSKI, no baixo, CELSO METDZDORF na gaita cromática, NELCI MORALES E PAULO ALVES nos violões. Arranjos musicais do grupo de IJUÍ.

MÚSICAS CLASSIFICADAS NA ETAPA DE SOLEDADE 15/08/08

TÍTULO: O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO AUTOR DA LETRA: CARLOS OMAR VILLELA GOMES - SICREDI VALE DO JAGUARIAUTOR DA MÚSICA: JEAN KIRCHOFF e ARISON MARTINS - SICREDI VALE DO JAGUARI
JEAN KIRCHOFF - intérprete
ÉMERSON MARTINS - violão
ARISON MARTINS - bateria
EDSON MACUGLIA - contrabaixo
DIOGO MATOS - piano
LÉO PEREIRA - flauta
GUILHERME GOULART - acordeon

TÍTULO: A IDÉIA DE QUEM COOPERA AUTOR DA LETRA: MAURO DIAS – SICREDI MISSÕES e FÁBIO PRATESA UTOR DA MÚSICA: FÁBIO PRATES
JORGE FREITAS – intérprete e violão
LEONARDO PAIM - intérprete
EDSON MACUGLIA - violão doze cordas
FÁBIO PRATES - violão
MAURO DIAS - bongô
RENATO SOARES - gaita
LUCAS MENDES - contrabaixo
FERNANDO SACCOL - cajon

TÍTULO: A PARTILHAAUTOR (s) DA LETRA/MÚSICA: THIAGO SUMAN e GUILHERME SUMAN – SICREDI MIL
ANGELO FRANCO – intérprete e violão
DUCA DUARTE - contrabaixo
DANI DK - teclados e vocal
RENATO POPÓ - bateria
TIAGO QUADROS - gaita botoneira
LENIN NUNES - violão
TÍTULO: COLMÉIA DE LUZAUTOR (s) DA LETRA/MÚSICA: CRISTIANO QUEVEDO – SICREDI VALE DO CAMAQUÃ e ZELITO RAMOS
CHICO SARATT - intérprete
CRISTIANO QUEVEDO - violão e vocal
ZELITO RAMOS - violino e vocal
FELIPE ALVARES - contrabaixo e vocal
PAULO BRACH - teclados
RENATO POPÓ - bateria

MÚSICAS CLASSIFICADAS NA ETAPA DE LAGOA VERMELHA DIA 05/09/08

TÍTULO: A FÁBULA DOS GANSOSAUTOR DA LETRA: FLAUBIANO LIMA – SICREDI NORDESTEAUTOR DA MÚSICA: JONAS DEMENEGHI DA SILVA – SICREDI MISSÕES
LÚCIO BRANDÃO - intérprete
JONAS DEMENEGHI DA SILVA - teclados e vocal
DIEGO GARCIA - gaita botoneira
EDSON GRABIN - contrabaixo
LEANDRO PEÇANHA - violão e vocal
RÉGIS REIS - violão

TÍTULO: A HORA É ESSAAUTOR DA LETRA: THIAGO SUMAN E GUILHERME SUMAN – SICREDI ZONA SULAUTOR DA MÚSICA: GUILHERME SUMAN E ROBLEDO MARTINS
ROBLEDO MARTINS - intérprete
NÍLTON JUNIOR - teclados
MIGUEL TEJERA - contrabaixo
FÁBIO PERALTA - violão
MARCO MICHELON - bateria
GIOVANI MARQUES - acordeon

TÍTULO: CLARIDADEAUTOR DA LETRA: FERNANDA IRALA GOUVERAUTOR DA MÚSICA: JOÃO BOSCO AYALA RODRIGUEZe FÁBIO PERALTA – SICREDI CENTRO OESTE
LÚ SCHIAVO e ROBLEDO MARTINS - intérpretes
JOÃO BOSCO AYALA RODRIGUEZ - violão
EVERSON MARÉ - violão
FÁBIO PERALTA - teclados
LUIS AUGUSTO CORRÊA - acordeon
MIGUEL TEJERA - contrabaixo
MARCO ANTÔNIO AYALA RODRIGUES - percussão

TÍTULO: PRA SEMEAR A PAZAUTOR DA LETRA: ERON CARVALHO – COTRISA SÃO MIGUEL DAS MISSÕESAUTOR DA MÚSICA: TUNY BRUM
DANIEL TORRES - intérprete
ZULMAR BENITEZ - violão e vocal
TUNY BRUM - violão e vocal
GABRIEL LUCAS DOS SANTOS - violão solo
MARCELO SCHMIDT - bombo legüero

MÚSICAS CLASSIFICADAS NA ETAPA DE URUGUAIANA DIA 03/10/08

TÍTULO: PARCEIROS DE SONHOSAUTOR DA LETRA: RAMIRES MONTEIRO – SICREDI REGIÃO CENTROAUTOR DA MÚSICA: SABANI FELIPE DE SOUZA – SICREDI REGIÃO CENTRO
JOÃO QUINTANA VIEIRA – intérprete
SABANI DE SOUZA - contrabaixo e vocal
GRUPO PARCERIA:
VANI VIEIRA - acordeon e vocal
ADÃO QUINTANA VIEIRA - violão e vocal
ALEXANDRE SCHERER - violão e vocal
MAURÍCIO SOARES - percussão e vocal

TÍTULO: SUL COOPERADOAUTOR DA LETRA: CAINE TEIXEIRA GARCIA – SICREDI FRONTEIRA SULAUTOR DA MÚSICA: ZULMAR BENITEZ
JAIRO LAMBARI FERNANDES - intérprete
RICARDO FREIRE - teclados
CLARISSA FERREIRA - violino
ZULMAR BENITEZ - violão
GILNEI OLIVEIRA - contrabaixo

TÍTULO: SEARAS DE ESPERANÇAAUTOR DA LETRA: PIERO ERENO – SICREDI REGIÃO CENTROAUTOR DA MÚSICA: PIRISCA GRECCO e PIERO ERENO - SICREDI REGIÃO CENTRO
JULIANA SPANEVELLO – intérprete
PIRISCA GRECCO – intérprete e contrabaixo
PAULINHO GOULART - acordeon
PIERO ERENO - violão e vocal
ARISON MARTINS - bateria e vocal

TÍTULO: DE SONHO A REALIDADEAUTOR DA LETRA: RODRIGO BAUER – SICREDI MISSÕESAUTOR DA MÚSICA: PIRISCA GRECCO e PEDRO OLMEDO RIBAS – SICREDI SANTA MARIA
PIRISCA e CRISTIANO QUEVEDO - intérpretes
EDUARDO MACHADO DUARTE - contrabaixo
ANTONIO AUGUSTO CABRAL - flauta
PAULO SÉRGIO GOULART FERREIRA - acordeon
PEDRO OLMEDO RIBAS - bombo legüero
RAFAEL ECKE BISOGNO - bateria



ETAPA SÃO MIGUEL DAS MISSÕES 31/10/08 (assim que forem divulgadas as classificadas nesta etapa estaremos divulgando neste Blog. Todas estarão na grande final na cidade de TAQUARI-RS no dia 29/11/08).

REGULAMENTO

Resolução SESCOOP/RS
Aprova o Regulamento do Programa “O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição” do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul – SESCOOP/RS.
Os membros do Conselho Administrativo do SESCOOP/RS,
CONSIDERANDO a necessidade de promover o aperfeiçoamento e a simplificação dos procedimentos que caracterizam o SESCOOP/RS:

CONSIDERANDO a necessidade de disciplinar a aplicação de recursos no Programa “O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição”;

CONSIDERANDO o conjunto das diretrizes e normas que norteiam a elaboração de projetos, execução e prestação de contas;

RESOLVEM


Aprovar o regulamento do Programa “O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição” do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul – SESCOOP/RS.

CAPÍTULO I
DA REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS:
Art. 1º - O Festival O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição é uma realização do SESCOOP/RS – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo.
Art. 2º - O Festival O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição tem como principal objetivo a valorização e a promoção do cooperativismo por intermédio da cultura musical, por meio da participação de compositores, músicos e intérpretes do Rio Grande do Sul, e visa destacar a história cooperativista de todos os segmentos e formas de expressão.
Art. 3º - O FestivalO RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição,Edição 2008, realizar-se-á em quatro etapas regionais, nos meses de agosto, setembro e outubro de 2008, e a etapa final, em novembro de 2008.
Art. 4º - No FestivalO RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição serão aceitas inscrições de obras musicais que retratem a temática do cooperativismo em todos os aspectos, e abrangência dos RAMOS do cooperativismo, com liberdade na escolha de ritmos e de instrumentos musicais, respeitando as raízes da cultura sul-rio-grandense.

CAPÍTULO II
DA PARTICIPAÇÃO E DA INSCRIÇÃO
Art. 5º - Poderão participar do FestivalO RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição, compositores de letra e/ou de melodia, nascidos e/ou domiciliados no Rio Grande do Sul, desde que respeitem este REGULAMENTO e sejam associados de uma cooperativa regular.
Parágrafo primeiro: Por cooperativa regular, compreende-se aquela que apresenta o CERTIFICADO DE REGULARIDADE do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – OCERGS.
Art. 6º -O período para inscrições inicia em 19 de abril de 2008 e encerra impreterivelmente no dia 18 de julho de 2008.
Art. 7º -As inscrições devem ser encaminhadas para os seguintes locais:
· IGTF – Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore - Av. Borges de Medeiros, 1501 – térreo – Centro Administrativo - Porto Alegre/RS – CEP: 90119-900
· OMB/RS – ORDEM DOS MÚSICOS DO BRASIL– Rua Vasco Alves, 235 – Porto Alegre/RS – CEP: 90010-410.
Art. 8º - Cada participante poderá inscrever no máximo 05 composições, próprias ou em co-autoria.
Parágrafo único: Não serão aceitas composições com mais de 05 (cinco) minutos de duração.

CAPÍTULO III
DAS COMPOSIÇÕES
Art. 9º - As composições deverão ser inéditas até a sua apresentação pública no FestivalO RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição, sendo eliminadas em caso contrário.
Parágrafo Primeiro: Define-se como inédita a composição não divulgada em meios de comunicação de massa ou registrada em livro, disco, cassete, CD, DVD ou em outros meios eletrônicos, podendo, porém ter sido apresentada em eventos do gênero.
Parágrafo Segundo: Será automaticamente desclassificada a composição cuja letra, melodia ou ambas, caracterize plágio ou paródia.
Art. 10º - Cada composição inscrita deverá estar gravada em CD.
Art.11º - O participante deverá encaminhar uma ficha de inscrição para cada composição inscrita, devidamente preenchida e assinada, acompanhada de 07 (sete) cópias da letra, sem identificação nominal dos autores, em envelope lacrado, apresentando externamente apenas o título da composição.
Parágrafo único: As composições inscritas serão protocoladas e numeradas de modo a permitir a identificação dos seus autores.
Art.12º - Serão aceitos, no máximo 10 (dez) e no mínimo 5 (cinco) integrantes nos grupos, sendo de total responsabilidade do participante a seleção dos instrumentistas e instrumentos.
CAPÍTULO IV
DA SELEÇÃO E DA APRESENTAÇÃO
Art.13º - Encerrado o prazo para inscrições, a Comissão Avaliadora convidada pela Comissão Organizadora do FestivalO RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição, selecionará 10 (dez) composições inscritas em cada uma das quatro etapas regionais, as quais serão classificadas para a etapa final.
Parágrafo Primeiro: Cada compositor poderá classificar no Festival até 02 (duas) composições de sua autoria ou em parceria com terceiros.
Parágrafo segundo: A Comissão Avaliadora será formada por profissionais de comprovada idoneidade e de grande expressão no cenário da música e da cultura gaúcha, selecionados pela Comissão Organizadora, podendo esta, realizar eventuais substituições desses integrantes, caso identificada tal necessidade, tendo em vista ao bom andamento do Festival.
Art.14º - A relação das composições classificadas, ordem e data de apresentação no FestivalO RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição, será comunicada de forma individual, bem como pelos meios de comunicação.
Art.15º - Cada grupo ou instrumentista poderá atuar em até 2 (duas) composições participantes.
Parágrafo único: O intérprete poderá defender apenas uma das composições classificadas.
Art.16º - As composições selecionadas para as Etapas Regionais serão apresentadas de acordo com o seguinte cronograma: dia 15 de agosto de 2008: Cidade de Soledade; dia 05 de setembro de 2008: Cidade de Lagoa Vermelha; dia 04 de outubro de 2008: Cidade de Uruguaiana; dia 31 de outubro de 2008: Cidade de São Miguel das Missões e a grande final no Cidade de Taquarí, no dia 29 de novembro de 2008.
Parágrafo primeiro: Serão classificadas 04 (quatro) composições em cada uma das Etapas Regionais, totalizando 16 músicas, que, na condição de finalistas, serão reapresentadas em 29 de novembro de 2008, no Cidade de Taquarí.
Parágrafo segundo: Após o término da apresentação das 16 (dezesseis) composições finalistas, serão conhecidas as vencedoras do Festival O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição.
Parágrafo terceiro: Todas as 16 (dezesseis) composições finalistas farão parte do CD e de DVD do Festival O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO- 2ª Edição, sendo o CD gravado em cada etapa classificatória, como arquivo de segurança e uma gravação definitiva na etapa final.
Art.17º - Os Participantes terão total liberdade na escolha da indumentária a ser utilizada, desde que não seja desrespeitosa ao público, aos participantes e a Comissão Organizadora do Festival, sendo proibidas, no entanto, vestimentas e/ou adereços contendo caracteres publicitários e/ou de conotação política.
Art. 18º - Os compositores selecionados para as Etapas Regionais receberão, a título de Direitos Autorais e Artísticos, a importância de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
Art. 19º - Os compositores das 16 (dezesseis) músicas classificadas para a Etapa Final receberão, a título de Direitos Autorais e Artísticos, a importância de R$ 3.000,00 (três mil reais).
Art. 20º - Os valores referentes a DIREITOS AUTORAIS E ARTÍSTICOS, serão pagos em parcela única, logo após a apresentação no palco, desde que respeitados os horários estipulados pela Comissão Organizadora.
Parágrafo único: O pagamento será feito à pessoa indicada na ficha de inscrição, sendo necessário que esta preencha todos os dados constantes na mesma.
Art. 21º - Após a abertura de cada uma das etapas, os participantes deverão estar preparados para subirem ao palco, na ordem de apresentação, sob pena de desclassificação e perda dos valores referentes aos direitos autorais e artísticos. O início do Festival, em todas as Etapas, está previsto para as 21h (vinte e uma horas).
Parágrafo único: Os participantes que desrespeitarem o horário para passagem de som e/ou horário para apresentação no palco, serão descontados em 50% do valor referente a direitos autorais e artísticos.
Art. 22º - O Festival não fornecerá alimentação, hospedagem e passagens, nem verbas aqui não expressamente referidas aos participantes.
Art. 23º - Perderá automaticamente o direito ao pagamento dos Direitos Autorais e Artísticos, todo o participante que contrariar as disposições desse regulamento.
CAPÍTULO V
DO CREDENCIAMENTO E DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art.24º - A Comissão Organizadora do Festival O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIIVISMO – 2ª edição concederá credenciais para os profissionais da imprensa como segue:
Jornais - 02 (dois) profissionais;
Rádio - 03 (três) profissionais;
Televisão: 06 (seis) profissionais.
Parágrafo Único:Serão concedidas, também, credenciais aos músicos, intérpretes, instrumentistas e autores das composições.
Art. 25º - Além dos valores previstos nos artigos 18° e 19°, a Etapa Final O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição, oferecerá aos vencedores, também a título de Direitos Autorais e Artísticos, as importâncias abaixo:
1º LUGAR: R$ 6.000,00 (seis mil reais) e mais Troféu;
2º LUGAR: R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e mais Troféu;
3º LUGAR: R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e mais Troféu;
MELHOR INSTRUMENTISTA: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e mais Troféu;
MELHOR INTÉRPRETE: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e mais Troféu;
MELHOR LETRA: R$ 3.000,00 (três mil reais) e mais Troféu;
MELHOR MELODIA: R$ 3.000,00 (três mil reais) e maisTroféu;
MELHOR ARRANJO: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e mais Troféu;
MÚSICA MAIS POPULAR: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e mais Troféu.
Art. 26º - Uma vez classificada a composição para o Festival O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO – 2ª edição, o participante autoriza a COMISSÃO ORGANIZADORA a divulgar, gravar, reproduzir e distribuir em caráter irrestrito a sua composição, por meio de CDs, DVDs e outras formas de divulgação, valendo as premiações pagas como pagamento e integral quitação dos Direitos Autorais, Artísticos e de Imagem.
Parágrafo Único: A inscrição autoriza o uso irrestrito de imagem dos participantes, sejam músicos, instrumentistas ou intérpretes.
Art.27º - A COMISSÃO ORGANIZADORA, bem como a COMISSÃO JULGADORA, serão inteiramente responsáveis e soberanas em suas decisões, sendo estas irrecorríveis.
Art.28º - Quaisquer omissões e/ou dúvidas neste REGULAMENTO serão examinadas e resolvidas, soberanamente, pela COMISSÃO ORGANIZADORA.
Porto Alegre, 17 de abril de 2008.


Vergilio Frederico Perius Norberto Tomasini
Presidente SESCOOP/RS Superintendente SESCOOP/RS



Orlando Borges Muller José Zordan
Conselheiro Administrativo Conselheiro Administrativo



Paulo Badejo Pedro Primo Paulo Barili
Conselheiro Administrativo Conselheiro Administrativo


INFORMAÇÕES:
www.ocergs.com.br
sescooprs@ocergs.com.br
FESTIVAL

Nenhum comentário: