RÁDIO TERRA GAÚCHA www.radioterragaucha.blogspot.com

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

HISTÓRIA DO CTG AVÔ MARAGATO DE IJUÍ-RS

Centro de Tradições Gaúchas Avô Maragato
Av. Rudi Glitz s/nº - Bairro: Modelo - Ijuí/RS

Lema: “AVO MARAGATO NÃO QUER FICAR SÓ NA MEMÓRIA, MAS PARA O RIO GRANDE CONTAR SUA HISTÓRIA”.

O Grupo de Folclore Avô Maragato foi fundado em 19 de Novembro de 1979, tendo como seu principal mentor O Senhor Antônio Miguel Pires, até então, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Modelo. Na tentativa, consegui-se formar apenas um grupo de danças, esses que no desenrolar da história acabaram fundando a própria entidade.

Entre seus principais fundadores, destacam-se Luis Carlos Jarutais, Maurício Benites, Deusi Wolchinck, Sueli Furcel, Sidnei de Castro, Nara da Silva, João dos Santos e Cleunice Rupp.
No ano de 1980 a entidade desfila pela primeira vez, junto com o CTG Clube Farroupilha, mas em 1982 o GF Avô Maragato começa a se tornar um movimento urbano, ou seja, começa atrair a população às comemorações da Semana Farroupilha. Para tal evento, se construiu provisoriamente, barracas de lona, onde ao término dos festejos, as desmanchavam e guardavam para o próximo ano.

A denominação carinhosa “Avô Maragato”, foi em homenagem a um de seus principais mentores Sr. Serzebelo Nunes Ribeiro, grande tradicionalista que nunca dispensava a bombacha e um lenço vermelho em riba do peito. Sempre foi uma pessoa dedicada junto à entidade, pois sempre se mostrava disposto a colaborar para o crescimento da mesma, a que lhe fizera um dia, amar as tradições deste Estado.

Em 22 de novembro de 1992, o até então GF Avô Maragato, passa a se chamar CENTRO DE TRADIÇOES GAUCHAS AVO MARAGATO, devido à filiação junto ao Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, onde está inscrita com o nº 0776, herdando do Grupo de Folclore todos os bens patrimoniais.
No dia 13 de Setembro de 1997, com 1.400 m2, construído em alvenaria, é inaugurada a nova sede, onde hoje se encontra.

No ano de 1983 a entidade conquistou seu primeiro título regional o de 3ª Prenda Mirim da 9ª RT, com a prendinha Rosângela Scobar. Em seguida conquista o título de 1ª Prenda Mirim da 9ª RT, com a prendinha Cheila Spaneiberg. No ano de 1988, a entidade conquista, com a prenda Simone Zonner, o título de 1ª Prenda Juvenil da 9ª RT, além do título de 2º Peão Farroupilha em 2001. Em 2003 o título de 2ª Prenda Juvenil da 9ª RT, e com o jovem Márcio R. Albrecht - Peão Farroupilha Destaque Artístico da 9ª RT. Em 2004 Maiara Soares de Freitas trouxe o título de 2ª prenda. Em 2005 Márcio Albrecht conquistou o título de peão farroupilha da 9ª RT. Além de várias participações em Congressos e ENART.

O Primeiro patrão da Entidade foi o jovem Luis Carlos Jarutais que também atuava como instrutor de danças do grupo. Na seqüência tivemos Wilson Gehm, João Dias, Evalter Vieria, Mauro Moelar, Antonio Filipin, Adão K. dos Santos, Luiz Edegar Fragoso, Antonio Filipin, José Valdir Cavinatto, Cezar Schoffer, Luiz Pias, Luiz E. Fragoso, Sr. Vilmar Albrecht, e atualmente Sr. Vilson S. Fonseca.

Busquei estas informações no site do QUERÊNCIA GAÚCHA de IJUÍ e fiquei surpreso ao saber desta homenagem feita a minha pessoa pelo humilde trabalho feito em prol da cultura gaúcha e da minha eterna cidade do coração, a nossa COLMÉIA DO TRABALHO, para quem em parceria com outros compositores contamos também a sua história através da música inclusive no seu centenário através de UM SÉCULO DE PAIXÃO E GLÓRIA dos letristas JOÃO ALBERTO PRETTO E MARTIN AGNOLETTO e RAÍZES E RAÇAS que fiz em parceria com o grande LITTI, CARLOS ALBERTO DAHMER e outros companheiros.

Nenhum comentário: